Troca de Óleo

Troca de Óleo


Projeto Descrição

  • 0
  • 25 de maio de 2016

Um dos fatores mais importantes no que se refere à manutenção de um automóvel é a troca de óleo. Entretanto, muitos proprietários de veículos ficam em dúvida a respeito de quando se deve fazer tal substituição e como fazê-la.

O óleo, em média, deve ser substituído, segundo dois parâmetros:

  • a cada 7.500km rodados ou 1 semestre – se a rotina de seu automóvel implicar em um tráfego de baixa velocidade, ou se apenas forem feitos itinerários curtos, de até 8 km em esquema anda e para, ou demais atividades que forcem muito o motor;
  • Se nada disso fizer parte de seu dia a dia, o óleo é substituído em períodos de 15.000km rodados ou 1 ano. Caso você siga direitinho as revisões feitas na concessionária, nessas ocasiões já farão a troca de óleo de modo correto.

Há, então uma sugestão geral, que funciona para se perceber o momento certo para trocar o óleo, que é observar os intervalos e o tipo de uso que é feito do automóvel. Assim, o natural é que o consumo de óleo seja, por consenso, entre 300 ml até 500 ml, a cada 1.000 km rodados, por conta de folgas do motor e, sobretudo, pela queima promovida na câmara de combustão. Exatamente por isso, é importante ficar observando constantemente o nível de óleo.